Friday, May 4, 2007

Primeiro texto livre - Nós Usuários

Usabilidade pra cá, web 2.0 pra lá. E não se fala em outra coisa nesse momento da internet. Tudo para melhorar a navegabilidade do site, para deixar seu site mais "intuitivo". Mas para que todas essas mudanças? Ou melhor, para quem? Em quem pensar? Resposta que chega rápido em nossa mente. No tal do usuário, é claro. Mas falando assim parece que nós, designers ou não, não somos usuários. Mas somos. E somos usuários em potencial. Pois é, na maioria das vezes, das pesquisas dos concorrentes do nosso cliente que temos nossa "inspiração".
Então como pensar por todos? Como pensar no usuário? Como fazer algo que funcione? A maioria das pessoas seguem o caminho mais difícil, o caminho dos tombos, das tentativas pela descoberta do certo. Mas há um caminho mais fácil. Preste atenção.
Temos que pensar que usuário é gente. E:
* Gente tem pressa.
* Gente tem amigos.
* Gente tem interesses.
* Gente tem nome.
* Gente tem preguiça.
* Gente enjoa.
* Gente lembra.

E principalmente, gente esquece.
Gente é como a gente.

Gente presta atenção, gente tem instintos. Por exemplo, sabe aquele cara feio que ta namorando com aquela garota bonita? Mas por que isso? Resposta fácil, ou é pelo dinheiro (que não é nosso caso agora) ou é pelo charme. Como a vida virtual imita a vida real, temos que usar esse "charme" a nosso favor. Não é porque seu site fala de arroz que todos que visitam tenham que gostar de arroz, mas se tiver esse "charme" talves você consiga fazer com que as pessoas passem a gostar de arroz. Brincadeirinhas a parte, o "charme" existe e funciona.
Então se você parar um pouquinho para pensar que sem essa "gente" seu trabalho não serve pra nada, com certeza tomará mais cuidado com o seu projeto.
Mas gente também evolui. Gente nao pára. E gente é eclética, gente não gosta de ser "rotulada". Vejamos.
Se você construi um site sobre engenharia. Então isso quer dizer que seu público alvo são engenheiros? Pois bem, mas engenheiros também são gente. Eles também precisam de diversão, não só de cálculos. Pois como eles também são gente, consequentimente eles esquecem. E lá se foi seu trabalho.
Gente é gente em todo lugar do mundo. Então pense nos seus projetos e pense em gente também.

No comments:

Contato

MSN: beatriz_lombardi@hotmail.com / Celular +55 (16) 8115.7067